Slide

Reciclar é fazer mágica

O principal objetivo é conscientizar a população em geral sobre seus impactos ambientais, e como o plástico PET pode gerar impactos muito positivos, desde que usado e descartado da maneira correta.

Slide

Conferência Internacional de Educação Ambiental

17 a 19 de Setembro de 2024 - Bento Gonçalves - RS - BRASIL

previous arrow
next arrow

Conferência Internacional busca impulsionar a Educação Ambiental

Segunda edição do evento aconteceu na Casa das Artes em Bento Gonçalves, RS, nos dias 6, 7 e 8 de abril.

Nos dias 6, 7 e 8 de abril, Bento Gonçalves recebeu a segunda edição da Conferência Internacional de Educação Ambiental, na Fundação Casa das Artes. O evento contou com uma programação extensa para trazer ao debate possíveis soluções para os grandes desafios da área.

Segundo a presidente da instituição e organizadora da Conferência, Arlinda Cézar, um dos desafios da CIEDucA é promover um espaço para opiniões e reflexões sobre as lacunas que existem nas ações conduzidas pelos diversos públicos envolvidos. “Nossa intenção também é buscar uma adequada compreensão da educação ambiental, avaliando os 23 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), suas perspectivas e estratégias futuras”, pontua.

Durante a conferência, foram apresentadas e divulgadas experiências de educação ambiental existentes no Brasil na área de educação formal e no ambiente empresarial. Também foram produzidos subsídios teórico-práticos para orientar as ações de educação ambiental relacionadas com a implementação do desenvolvimento sustentável no país.

No último dia de Conferência aconteceu a entrega do Prêmio Nana Mininni Medina, que premiou as melhores práticas em Educação Ambiental em duas categorias: a melhor em Educação Ambiental Formal e a melhor em Educação Ambiental Não-Formal.

Na categoria Educação Ambiental Não Formal, o vencedor foi  o projeto "São Judas Sustentável", da Instituição Educacional São Judas Tadeu (Porto Alegre). Na categoria Educação Ambiental Formal, o vencedor foi "Meliponicultura na Região Insular de Belém", da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Como legado social deixado pela Conferência, o Projeto “Reciclar é fazer mágica” fez a ação de conscientização por meio da coleta de todo o material PET resultante do consumo de bebidas durante o evento e também nas escolas do município, direcionando este material para a Abraçaí - Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude – que foi beneficiada com a venda do material, auxiliando financeiramente para a manutenção da entidade, que atende mais de 250 crianças e jovens em vulnerabilidade social no município. Esse material será transformado em novas embalagens e reinserido na cadeia produtiva por meio de empresas de todo o país que adquirem embalagens da Plásticos Bellaforma, idealizadora do projeto.

O evento reuniu professores das escolas públicas e privadas, profissionais da área ambiental dos setores público e privado, gestores, comunicadores e públicos interessados. Ao todo, passaram pela Casa das Artes mais de 150 conferencistas, entre eles inscritos, painelistas, parceiros e patrocinadores.

 

 

 

GLOBALSignatário desde janeiro de 2013.

LOGO OPNRS 3 1
Criamos condições para que a sociedade civil possa monitorar a implantação da PNRS,

ganhadoras do premio

A CIEducA reune profissionais da área ambiental dos setores público e privado para discutir e refletir sobre as práticas da educação ambiental no Brasil.

2LOGO FIRS HORIZONTAL PORTUGUES

O FIRS se consolida como o evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos.